, ,

Como mensurar os resultados de uma empresa

Como mensurar os resultados de uma empresa

Com o fim de ano chegando, criar um planejamento para o ano seguinte é fundamental. Entretanto, antes disso, é preciso mensurar os resultados a fim de medir por onde a empresa deve começar e quais são as prioridades.

Para iniciar este processo é imprescindível reunir todas as informações possíveis como o fluxo de caixa, o DRE (demonstrativo de resultado de exercício) e também o balanço patrimonial.

Confira alguns indicativos a serem considerados:

  • Margem de lucro

Este procedimento deve ser o primeiro a ser realizado. Para calcular a margem de lucro do serviço/produto, é preciso  levar em consideração os custos fixos que deverá ser suprido pelo lucro líquido das vendas.

  • Retorno sobre investimento

O ROI (retorno sobre investimento) é um indicativo muito importante no processo de mensuração dos resultados para a empresa. A partir dela é possível saber a perspectiva de crescimento e também se o negócio será rentável de médio a longo prazo.

  • Grau de endividamento

Avaliar as dívidas de curto, médio e longo prazo, e a real situação diante de bancos, empréstimos e fornecedores é o principal indicativo de alerta. Uma empresa que possui mais dívidas do que lucro, precisa de soluções imediatas.

  • Rotatividade do estoque

Principalmente no fim do ano, avaliar sua situação de estoque é de grande importância. O cálculo deve ser feito a  partir do custo dos produtos vendidos e divido pelo estoque. Lembrando que estoque parado, é capital imobilizado, e neste processo de organização, os sistemas ERP são fundamentais.

  • Considerar o ambiente da empresa

O clima, a satisfação de todos os colaboradores também são indicadores importantes. Grande rotatividade de funcionários, não é um bom sinal. É importante que o empregador saiba valorizar a importância de uma equipe unida, harmônica e confiável.

Por meio dos sistemas ERP, da integração dos setores e de um planejamento bem definido, sua empresa pode crescer em números consideráveis. Conheça a AOKI Sistemas ERP e nossas soluções!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *