,

Implantar ERP é um investimento necessário para sua empresa?

Implantar ERP

Para responder esta pergunta é muito importante nos situarmos no cenário que o mundo está vivendo, especialmente o mundo dos negócios. Hoje estamos falando da era totalmente digital, de transformação digital, indústria 4.0, inteligência artificial, internet das coisas (IOT) ou seja uma série de tecnologias que estão mudando a forma como o mundo faz negócios, seja como o consumidor compra ou a experiência que ele espera ter em um processo de compra.

Pense por um momento como as decisões são tomadas diariamente em uma empresa, ou como são feitos os planejamentos e projeções. De fato, hoje tudo isso é feito com base na principal matéria-prima de uma empresa: a INFORMAÇÃO DIGITAL ou ELETRÔNICA, que não é mais em papel como era antigamente.

Se a gestão de uma empresa significa uma série intensa de decisões e as decisões são tomadas com base em informações, daí concluímos que precisamos de uma boa ferramenta que possa prover estas informações de forma estruturada, precisa e ágil, para não dizer online e realtime.

Continuando este raciocínio temos que pensar como as informações são geradas, de onde elas vêm. As informações são geradas a partir de uma comparação de dados e/ou cruzamento de dados inter-relacionados, e por sua vez estes dados é resultado de um processamento operacional, tais como faturamento de um pedido, contas a pagar, entrada de um pedido de compras e assim por diante.

Velocidade e qualidade das informações

Se pensarmos em velocidade e qualidade das informações é fundamental que os processos que geram dados e informações sejam os mais amarrados possíveis, de forma a evitar falhas operacionais e, consequentemente, informações deturpadas ou inconsistentes.

Concluindo esta sequência de raciocínio, a implantação de um ERP é um investimento não somente necessário, mas essencial para qualquer empresa que pensa em ter sucesso e crescer. 

Mais do que isso, precisa ser um ERP que tenha boa capacidade de amarrar os processos para que eles produzam resultados eficientes, gerando informações bases para as inúmeras decisões que cercam os gestores no seu dia a dia.

Pense que um ERP é um funcionário que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, não tem férias e contribui ativamente para todas as decisões operacionais e gerenciais da empresa, onde a “disponibilidade de” gera oportunidades e maior eficiência empresarial, e a “falta de” gera perdas de oportunidades e ineficiência empresarial, quando não, riscos que podem levar um negócio ao total insucesso.

Resumindo, sim, investir em um sistema ERP é uma decisão essencial e inevitável, mais do que isso, deve-se escolher um bom ERP que tenha sobras para suportar o crescimento e as mudanças do negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário