O que é Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é o dinheiro que está se movendo (fluindo) dentro e fora de seu negócio dentro de todo mês. Embora pareça às vezes que o fluxo de dinheiro vai somente em uma direção – fora do negócio – ele flui em ambos os sentidos.

O dinheiro entra através de clientes que estão comprando seus produtos ou serviços. Se os clientes não pagam no momento da compra, parte do seu fluxo de caixa vem de coletas de contas a receber.

O dinheiro sai do seu negócio sob a forma de pagamentos para despesas, como alugueis e salários, em pagamentos mensais de empréstimo, e em pagamentos para impostos e outras contas a pagar.

Pense em “fluxo de caixa” como uma imagem de sua conta-corrente. Se mais dinheiro está chegando do que saindo, você está em uma situação de fluxo de caixa positivo e você tem o suficiente para pagar suas contas.

Se mais dinheiro está saindo do que entrando, você provavelmente terá problema com fluxo de caixa e irá precisar de dinheiro para arcar com suas despesas. É por isso que as novas empresas normalmente precisam de capital de giro, na forma de um empréstimo ou linha de crédito, para cobrir a escassez de fluxo de caixa.

Por quê controlar o fluxo de caixa é tão importante?

Falta de dinheiro é uma das maiores razões para as pequenas empresas fracassarem. A administração de pequenas empresas afirma que “reservas de caixa inadequadas” são uma das principais razões pelas quais as startups fecham.

Fluxo de caixa em novos negócios

Lidar com problemas de fluxo de caixa é mais difícil quando você está começando um negócio. Você tem muitas despesas e o dinheiro está saindo mais rápido, do que entrando.

E você pode não ter vendas ou clientes que estão pagando você. Você vai precisar de algumas outras fontes de capital, como uma linha de crédito temporária, para você manter um fluxo de caixa positivo.

Fluxo de caixa e negócios sazonais

O fluxo de caixa é particularmente importante para as empresas sazonais – aqueles que têm uma grande flutuação de negócios em diferentes épocas do ano, como empresas de férias e empresas de verão. Gerenciando o fluxo de caixa neste tipo de negócio é complicado, mas pode ser feito, com diligência.

Como controlar o Fluxo de Caixa

A melhor maneira de manter o controle do fluxo de caixa em seu negócio é executar um relatório de fluxo de caixa.

Uma demonstração de fluxo de caixa examina a alteração em dinheiro (neste caso, sua conta-corrente de negócios), de diferentes atividades de negócios e aumentos ou diminuições em outras contas no balanço do negócio.

Por exemplo:

  • O que acontece com o dinheiro se um cliente paga uma conta?
  • O que acontece com o dinheiro se o seu negócio compra suprimentos?
  • O que acontece com o dinheiro se você comprar um computador?
  • O que acontece com o dinheiro se você pagar um empregado ou contratado independente?
  • Às vezes, você pode precisar acompanhar o fluxo de caixa em uma semana, talvez até mesmo numa base diária.

Uma maneira rápida e fácil de realizar uma análise de fluxo de caixa é comparar o total de compras não pagas com o total de vendas devidas no final de cada mês.

Se o total de compras não pagas for maior do que o total de vendas devido, você precisará gastar mais dinheiro do que recebe no mês seguinte, indicando um problema potencial de fluxo de caixa.

Para aprofundar esta afirmação:

1. No final deste mês, olhe para suas vendas totais.

2. Adicione as compras que você fez que ainda precisam ser pagas.

3. A diferença é o que você precisará de renda para se manter.

Se esta escassez de dinheiro mensal continuar por vários meses, você deverá repensar suas estratégias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário