Controle financeiro: 5 dicas para deixar sua empresa no azul

Controle financeiro

Não há dúvidas de que o controle financeiro é essencial na gestão de uma empresa, pois é a partir dela que são extraídos os números que ditam o resultado do negócio, sendo que a imprecisão podem causar sérios impactos no negócio como um todo.
controle financeiroO controle financeiro é responsável por determinar quanto de recursos temos para compras e investimentos, e também por manter as contas controladas e atualizadas.
Este cuidado faz parte da gestão empresarial e é considerado uma peça chave tanto para o fluxo de caixa quanto para o planejamento financeiro – ambas quando bem trabalhadas, proporcionam mais segurança e sustentabilidade ao negócio.
Você já parou para pensar na importância de se ter um bom controle financeiro do seu negócio? Tem dúvidas do que é isso, e quais empresas precisam realizá-las para manterem-se sempre no azul?

 

O que é o controle financeiro?

Planejar o setor financeiro do negócio não significa apenas diminuir os riscos de não conseguir quitar dívidas e compromissos dentro do prazo controle financeiroestabelecido. Mais do que isso, ter um orçamento bem detalhado e planejado possibilita fazer mudanças e investimentos que levem a empresa a crescer.
O controle financeiro é a base gerencial de qualquer negócio, e portanto é indispensável para qualquer ramo, segmento ou porte.
Seja em um empreendimento físico ou digital, voltado à produção, distribuição ou prestação de serviço, manter um fluxo de caixa sob controle é o principio do sucesso e crescimento do seu negócio.

 

Cinco dicas para um eficiente controle financeiro:

Diferente do que muitos empresários, principalmente das microempresas, acreditam, não é difícil iniciar o processo de controle financeiro dentro do negócio.
Aprenda como começar a controlar melhor o financeiro da sua empresa com apenas cinco dicas:

controle financeiroQuanto antes melhor
A primeira dica é tomar a sua decisão o quanto antes, iniciando o controle financeiro para dar sustentabilidade às operações do negócio. Não deixe para amanhã! O quanto antes tais cuidados forem iniciados, mais rapidamente o orçamento ficará em dia, deixando a conta no azul!

 

controle financeiroA ajuda de um profissional pode ser bem-vinda
Não sabe como organizar e controlar o financeiro da sua empresa ? Não está conseguindo identificar as falhas no orçamento e os picos de gastos? Não sobra dinheiro no caixa, forçando a recorrer sempre aos Bancos ? Talvez buscar a ajuda de um profissional seja o caminho mais indicado para dar sequência a este processo de controle.

 

controle financeiroFaça o registro de cada entrada e saída
O mais básico de um controle financeiro é saber as entradas e as saídas da empresa. Isso pode ser feito manualmente ou não – o importante é não deixar nada de fora deste registro.

 

 

controle financeiroCorte nos Custos
A partir do registro das contas fica mais fácil identificar para onde o dinheiro está indo. Gastos que não sejam essenciais, ou até mesmo investimentos inadequados, devem ser cortados para poder colocar o negócio nos trilhos.

 

controle financeiroProfissionalize a Gestão Financeira
Por fim, apesar muitas vezes até ser possível fazer o controle financeiro em uma planilha ou manualmente, vale a pena ressaltar a importância em fazer a profissionalização dos controles empresariais. Trabalhar com sistemas ERPs orientados para processos permitem uma gestão mais eficiente, e prepara a empresa para um crescimento sustentável.

 

Cuidar bem do controle financeiro da sua empresa é o que efetivamente dá sustentabilidade ao crescimento seu negócio, pois crescimento sem controle leva a empresa ao caos operacional. Por isso, analise a melhor forma de fazer o controle e comece hoje mesmo.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *