,

Como os relatórios de gestão aperfeiçoam a eficiência empresarial

Com a velocidade das inovações e consumidores cada vez mais exigentes, o nível de competitividade está maior a cada dia e, com isso, ter uma gestão cada vez mais impecável é, sem dúvida, o grande desafio para gestores de diferentes empresas, independente do ramo de atuação e porte.

Para se manter competitiva e ganhar mercado, a empresa precisa fazer uso de informações precisas, ágeis e refinadas para se diferenciar perante a concorrência que, por sua vez, também auxiliará nas tomadas de decisões mais assertivas, levando a uma gestão mais eficaz.

Mas isso não é suficiente, pois ser eficiente no mundo atual é imprescindível devido à velocidade das mudanças. Ou seja, não basta apenas uma gestão eficiente, é necessário que ela seja eficaz e atinja os resultados esperados.

A melhor maneira de conseguir uma gestão estruturada e focada nos resultados é contar com um bom sistema de gestão empresarial ERP.

Conhecendo o sistema

Esse sistema é capaz de prover informações precisas, online e em tempo real, integrando departamentos e processos de uma forma muito eficiente, o que promove sustentabilidade para o crescimento da empresa.

Assim, um sistema de gestão integrada ERP é uma ferramenta que funciona ao mesmo tempo como um banco de dados central, em que todas as informações referentes às empresas estão lá armazenadas, e como uma ferramenta de processamento de dados, da qual é possível extrair informações de diferentes naturezas.

Também, é possível fazer estudos comparativos através do cruzamento de informações, como, por exemplo, correlacionar as vendas de um grupo de produtos com uma determinada região do país, tendo como referência a faixa etária do consumidor.

Imagine este cenário: as vendas de uma determinada empresa que presta serviços de dedetização caíram certo mês. A princípio, você poderia, equivocadamente, deduzir que é preço ou a crise, mas com o uso de informações geradas pelo software de gestão integrado ERP, você, automaticamente, pode fazer uma análise mais profunda e ser mais preciso nas conclusões.

Na situação hipotética acima, você poderia descobrir que, justamente numa região que mais vende, mudou o representante, o que resultou na queda das vendas.

É importante ressaltar que a decisão que seria tomada no primeiro caso, seria completamente diferente no segundo caso. Agora reflita, qual é o ganho ou perda de uma ou outra decisão?

Pelo exemplo acima, é possível concluir que o sistema não só é capaz de prover informações de diferentes maneiras, mas, também, obter insights ou dicas das razões que determinado fenômeno ocorreu, o que permite identificar eventuais problemas prematuramente, corrigi-los e evitar tomada de decisões equivocadas que certamente seriam prejudiciais ao seu negócio.

Vantagens dos relatórios de gestão

As vantagens do uso de um sistema ERP integrado vão muito além da identificação e correção de erros, pois ele é capaz de fornecer informações de gestão do fluxo de caixa, de contas a pagar e receber, de faturamento, de produtos mais vendidos ou clientes mais importantes, dentre inúmeros outros.

Na prática, isso se traduz em:

  • Aumento da produtividade: como tudo é feito de forma integrada, não é necessário perder tempo para checar informações, fazer duplos cadastramentos, consultar arquivos de fichas de dados, corrigir falhas nos cálculos e criar planilhas de controle. Esse tempo que você ganha pode ser utilizado em tarefas que agregam mais valor ao seu negócio.
  • Redução de custos: ao identificar o estoque e verificar quais são os produtos e/ou serviços com maior e menor número de vendas em diferentes épocas, é possível controlar a produção, a contratação de mão de obra e outros problemas para evitar o desperdício.
  • Controle de prazos: o cliente deve vir em primeiro lugar, e nada pior para a imagem da empresa do que não atender prazos e atrapalhar o fluxo de trabalho estabelecido. Ao utilizar um sistema de gestão, é possível evitar essas situações.
  • Agilidade em decisões: com as informações e insights fornecidas pelo sistema, é possível tomar decisões de forma mais rápida e assertiva, diminuindo os riscos de perdas e retrabalhos gerados pelas falhas.

Por todas essas vantagens, é possível afirmar que um sistema de gestão ERP é um ótimo investimento e uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer negócio que tenha fins lucrativos, independente do porte ou do ramo de atividade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário