, , ,

5 dicas para implantar um sistema de gestão eficiente em seu negócio

5 dicas para implantar um sistema de gestão eficiente em seu negócio

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) tem como principal objetivo, integrar e contribuir com todos os departamentos de uma empresa. Por meio de um único sistema informatizado, a plataforma deve atender cada setor de maneira conivente e especializada. Além disso, é importante que o sistema também seja acessível.

Implantar um sistema ERP, contribui grandemente para a estabilidade futura de uma organização. Entretanto, alcançar o êxito completo da ferramenta é uma tarefa desafiadora, que exige planejamento financeiro e organização. Por isso, a Aoki separou 5 dicas que podem contribuir na implementação de um sistema ERP com sucesso.

 

  1. Informe a todos sobre a mudança

Cada empresa, por mais que possua concorrentes diretos e indiretos tem seu objetivo específico. Implantar um sistema ERP exige planejamento e análise,  implicando em mudanças no modelo de trabalho. No entanto, muitos colaboradores são resistentes à mudanças, o que pode gerar o processo de implementação algo conturbado. Algumas medidas podem contribuir:

  • Comunique os departamentos mais afetados;
  • Mostre a necessidade do ERP para a empresa;
  • Explique aos funcionários qual o posicionamento correto para que o sistema seja bem sucedido em curto prazo e para que os mesmos se adaptem facilmente;
  • Mantenha cada departamento informado sobre o andamento do ERP.

 

  1. Defina os objetivos e necessidades de sua empresa

Antes de iniciar a implantação do sistema, é fundamental que os objetivos sejam traçados e a necessidade de ter o sistema seja bem definida e exposta a todos os envolvidos. Para isso, uma opção simples é criar uma lista de resultados que a empresa deseja obter com o serviço ERP.

 

  1. Avalie o histórico da empresa fornecedora do sistema

Para obter sucesso, a empresa usuária e a fornecedora do sistema precisam andar juntas e dispostas a encarar dificuldades. Uma empresa adequada de soluções ERP, não somente entende sobre o sistema, mas tem capacidade de treinar o cliente para operar e disseminar o novo modo de trabalhar.

 

  1. Forneça o treinamento adequado aos funcionários

Segundo uma pesquisa aplicada pela empresa desenvolvedora de tecnologias Gartner, 75% dos problemas enfrentados na implementação de um sistema de ERP acontece na adoção do projeto aos colaboradores. É preciso que todos conheçam e entendam o sistema ERP de forma harmônica e colaborativa.  Além disso, eles precisam saber como usar o ERP corretamente.

 

  1. Seja apto para mudanças

Por mais que mudar seja uma difícil tarefa, quase sempre é a melhor alternativa. Por isso, esteja aberto a mudanças e acompanhe continuamente o funcionamento do ERP. Caso algo não saia como o planejado é possível questionar a empresa fornecedora.

Além disso é fundamental criar novos processos de negócio em sintonia com o sistema ERP. Empresas que resistem a mudanças, tendem a enfrentar todos os dias os mesmos problemas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *